Brew Day Colorado – as Aventuras de Bernardo, Adriano e Naga na Terra do chopp. A bandeira da Acerva Baiana no interior de São Paulo.

1 04 2010
Aconteceu no último sábado, dia 27 de março de 2010, o Brew Day Colorado. O evento foi realizado na fábrica da Colorado em Ribeirão Preto, a terra do chopp, com a participação de cerca de 150 pessoas ligadas ao mundo da cerveja, e como não podia deixar de ser a Acerva Baiana estava lá participando, sendo representada pelo seu presidente Bernardo, o diretor Adriano e o cervejeiro Naga Reshi da Karamuru. O evento foi a abertura das portas da Colorado para a realização de uma brassagem coletiva com o equipamento principal da fábrica realizando a cerveja INDICA e mais 3 equipamentos menores sob o comando da Acerva Carioca, Acerva Paulista e Acerva Mineira.

O encontro iniciou as 8 horas da manhã com um café da manhã na Colorado e nós da Acerva Baiana fomos uns dos primeiros a chegar, sendo muito bem recepcionados pela equipe da Colorado e pelas Acervas já presentes. A panela principal de 2500 litros já estava em pleno funcionamento sendo cond

Equipamento da Colorado.

Equipamento adquirido na More Beer pela Colorado.

uzida com maestria pelo Cervejeiro da Colorado Laércio, que iniciou os trabalhos de moagem dos grãos as 5 horas da manhã (afinal ele precisava acabar cedo para também poder participar da grande festa). Os outros equipamentos, que foram recem adquiridos pela Colorado, estavam iniciando o processo de realização de uma cerveja Duble Tripel pela Acerva Carioca, uma Roggenbier pela Acerva Paulista e uma Imperial IPA pela Acerva Mineira, e todos ali ao mesmo tempo um do lado do outro, num ambiente festivo com um cheiro maravilhoso de malte e lúpulo, regado a muita cerveja INDICA. Além de conhecer a fábrica com sua sala de malte, o equipamento de brassagem e seus fermentadores de cerca de 5000 litros cada um, tivemos o grande prazer de conhecer e ouvir um pouco a história do Laércio, que é o mestre cervejeiro da Colorado, uma figura maravilhosa e divertida com uma humildade sem igual, que nos mostrou como é feito todo o processo por lá, além de nos divertir com as suas histórias. Vimos toda a sua dedicação e amor durante a fabricação e agora sabemos porque a Colorado faz grandes cervejas.

Tivemos o prazer de presenciar todo o processo da fabricação da cerveja INDICA com a mosturação, filtragem e fervura realizadas em duas pequenas panelas de cerca de 2500 litros, a colocação de lúpulos e rapadura durante a fervura e o resfriamento e envase no tanque de fermentação de apenas 5000 litros. Além disso podemos acompanhar as Acervas realizando suas cervejas em pequenos equipamentos de cerca de 50 litros cada, sempre aproveitando a interação para a realização de novas amizades e poder saber um pouco mais sobre a nobre arte de fazer cerveja com grandes cervejeiros que estavam lá presentes, como o Ricardo Rosa e o Mauro da Acerva Carioca, o Cristiam da Acerva Mineira e o David e o Phil da Acerva Paulista. Também podemos acompanhar o engarrafamento e após a colocação das tampinhas e do rótulo, não fiquem com inveja, abrimos as cervejas e degustamos seu precioso conteúdo. 

Karamuru Saison - 3 litros

Eu e o Bernardo tivemos o privilégio de acompanhar uma cena onde o grande mentor do evento e dono da Colorado bebia uma garrafa inteira no gargalo de um gole só… e isso foi somente o começo, após essa primeira etapa da festa nos dirigimos para um outro galpão onde nos aguardava uma surpresa ainda maior. Um galpão com mesas, churrasco, sacas de malte com uma banda tocando o bom e velho rock and roll, um Chevrolet Marta Rocha com caçamba lotada de cervejas feitas pelos participantes e 4 chopeiras com o chopp Indica, Demoseille, Monastério e Bamberg Rauchbier, foi realmente uma enchente de cerveja. A tarde passou muito rápido regada a muita cerveja, e um festival de degustações das cervejas de nossos amigos, e a Karamuru fez bonito, recebendo elogios das cervejas Porter e Saison.

Aproveitando o ensejo, o Alex da Acerva Paulista puxou uma reunião entre os presidentes das Acervas presentes para discutir a nossa unificação. Essa tem sido uma discussão frequente e parece que tudo se encaminha para a formação de uma unidade nacional, Acerva Brasil. Foram discutidos canais de comunicação e marcadas reuniões virtuais mensais. Vai sair muita novidade daí.

Acerva Carioca, Paulista e Baiana

Ainda tivemos a presença de pessoas ilustres do mundo cervejeiro como a Cilene Saorin e o Marco Falcone da Falke Bier e ilustres bebedores como o doutor Sócrates. A noite foi chegando e o pessoal indo embora, mas nós da Acerva Baiana resistimos bravamente e praticamente fechamos o local, sendo os últimos a sair por volta das 22 horas. Tudo parecia acabado, mas ainda faltava a visita ao Bar Cervejarium (também da Colorado), localizado na Avenida Independência em Ribeirão e com uma carta de cervejas suficiente para passarmos o resto da noite com os amigos Magrão da Colorado e o Alex da Acerva Paulista. E mais uma vez fomos os últimos a sair do bar.

O domingo começou cedo com uma visita ao Pinguim, considerado o chopp mais tradicional do Brasil, um chopp cremoso e leve e com um toque nostálgico de ser bebido num ambiente requintado, pena que não pudemos ficar por muito tempo porque ainda teríamos uma estrada pela frente até Campinas, mas ainda faltava conhecer um local em Ribeirão o empório BierGarten do amigo Marcelo, uma pequena e aconchegante loja com mais de 240 rótulos de cervejas nacionais e importadas e ainda de surpresa conhecemos mais uma loja de cerveja do Joe, que ficava em frente ao empório.

Bernardo, Adriano e Naga

Tudo parecia acabado e a última parada não podia deixar de ser no bar do Brejas em Campinas, sede da Acerva Paulista, no bairro boêmio do Cambui, onde pudemos degustar os diversos chopp Eisenbahn, New Castle e Guinness.

E tudo isso foi um pouco do que aconteceu nesse Brew Day Colorado, a primeira bandeira de muitas ainda outras que ainda virão pela frente, da Acerva Baiana no interior de São Paulo e no interior do Brasil.

Se preparem para o concurso Nacional em junho em Porto Alegre, onde iremos invadir os campos bugres com nossas cervejas.

Anúncios

Ações

Information

9 responses

2 04 2010
Edie Martins

Grande post Bernardo…!! A ACervA Baiana se solidificando…pouco a pouco! Saudações cervejeiras.

4 04 2010
Karine

Aiii que inveja (boa)!!!
Fico feliz pela Acerva Baiana, que este e tantos outros relatos nos sirva de estímulo.
Parabéns presidente (hihi).
Abs a tod@s!!!!!!

5 04 2010
Mauricio (BREJAS)

Caríssimos Bernardo, Adriano e Naga,
Foi realmente uma pena eu não tê-los conhecido no Brew Day!
E, mais ainda, não brindar com vocês na visita que fizeram ao Bar Brejas!!! Afinal, no domingo, eu ainda estava em Ribeirão Preto…
Fiquem certos que não faltará oportunidade pra gente beber “algumas” juntos!
Um imenso abraço meu e das equipes do Bar Brejas e do BREJAS!

6 04 2010
beth lepikson

Oiiiii

Voce é mesmo incrível filho, quero estar com voce na próxima degustação.
parabéns!
muitos bjos

9 04 2010
Naga Reshi

Foi mutio legal mesmo gente!! Bahia vai pra frente! Great beer, great people!
cheers!

10 04 2010
CLAUDEMIR (MAGRÃO)

Galera parabens pela materia…sensacional muito bacana mesmo!
E muito bom saber que na minha terra tem uma cambada criativa , inteligente e muito gente boa como vcs da Acerva Baiana.
Espero poder ve-los e encontrar mais veses pode crer que eu vou estar sempre torcendo por vcs.
Deixo aqui meu forte abraço a Bernando, Adriano, Naga e Luiz.
Sucesso para Acerva Baina
Valeu!!!
Magrão (Cervejaria Colorado)

12 04 2010
joselita rosa

Bernardo,
fiquei orgulhosa de ver sua determinação.
Persista no que acredita e sucesso para voces

24 04 2010
Botto

Caracoles, esta festa eu perdi. E como vão as cervejinhas bahianas?
Abraços,
Botto

2 06 2010
bernardolepikson

Fala Mestre Botto. Estamos engatinhando na nossa arte. Devagar se vai longe. Nos veremos no Concurso Nacional em Porto Alegre. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: