Acerva Baiana no Encontro Nacional – Porto Alegre 2010

16 06 2010
ACONTECEU EM PORTO ALEGRE, DO DIA 03 AO DIA 05 DE JUNHO DE 2010, O V ENCONTRO NACIONAL DE CERVEJAS ARTESANAIS. O ENCONTRO REUNIU FABRICANTES, AMANTES E APRECIADORES DE CERVEJA DE TODO BRASIL, INCLUINDO PROFISSIONAIS, AMADORES E AFICCIONADOS POR ESSA BEBIDA EXTRAORDINARIA. A ACERVA BAIANA ESTAVA REPRESENTADA PELO SEU PRESIDENTE BERNARDO, OS DIRETORES ADRIANO E NUNO E PELOS MEMBROS MARCELO E TIANO. A FESTA INICIOU POR UMA BRASSAGEM COLETIVA NA RALF BEER, LOCALIZADA NO DISTRITO INDUSTRIAL DE ALVORADA NA GRANDE PORTO ALEGRE, A RALF WINTER FOI PIONEIRA NO BRASIL NA FABRICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AÇO INOX PARA CERVEJARIAS. REGADA A MUITA CERVEJA DE VARIAS MICROCERVEJARIAS E CERVEJEIROS CASEIROS, A BRASSAGEM FOI UM GRANDE MOTIVO PARA A CONFRATERNIZAÇÃO DE TODAS AS ACERVAS E VELHOS E NOVOS AMIGOS, E AINDA TEVE UM CHURRASCO GAUCHO DE COSTELA, TUDO ISSO AO SOM DE UM GRUPO DE MÚSICA TÍPICA COM BOMBACHAS, VIOLÃO E GAITA.

 

O Grande Mestre Leonardo Botto presenteia a Acerva Baiana com uma Barley Wine maturada em barril.

   

Jonh Bull - Palestra sobre fermentos secos

E TUDO PODERIA TER TERMINADO NO PRIMEIRO DIA QUE JA ESTAVA ÓTIMO, MAS AINDA TINHA O SEGUNDO DIA COM PALESTRAS QUE ACONTECERAM NO JOHN BULL PUB, LOCALIZADO NO SHOPPING TOTAL QUE FOI UMA ANTIGA FABRICA DA CERVEJARIA CONTINENTAL (NÃO PODERIA TER SIDO REALIZADO EM UM LUGAR MELHOR!). O PUB É DECORADO COM VÁRIAS FOTOS DE GRANDES GUITARRISTAS E MÚSICOS DO BOM E VELHO ROCK AND ROLL, E NESSE CLIMA DE PUB COM ROCK AND ROLL ASSISTIMOS AS PALESTRAS SOBRE FERMENTO SECO MINISTRADA POR SYLVIE VAN ZANDYCKE, ENGENHEIRA EM BIOQUINICA E FERMENTAÇÃO PELO INSTITUTE MAURICE DA BÉLGICA. APÓS O ALMOÇO AS PALESTRAS SEGUIRAM COM CAROLINA PEREZ E MARTIN BOAN DA ARGENTINA SOBRE ANALISE SENSORIAL E PERFIL DA ÁGUA. APÓS UM BREAK BEER (ISSO MESMO NO INTERVALO DAS PALESTRAS ERA SERVIDO UM CHOPP GELADO), O GRANDE MESTRE RAY DANIELS, AUTOR DE DESIGNING GREAT BEERS, PROFERIU UMA PALESTRA SOBRE FERMENTAÇÃO,  E PARA ACABAR A SESSÃO DE PALESTRAS O SÓCIO DA CERVEJARIA ANTARES, LEONARDO FERRARI, FALOU UM POUCO SOBRE O SUCESSO DA CERVEJARIA ANTARES DA ARGENTINA. AINDA NO FIM DAS PALESTRAS CONHECEMOS MICAEL, UM DOS SÓCIOS DA CERVEJARIA CORUJA E PODEMOS DEGUSTAR A SUA CERVEJA CORUJA PILSEN. 

Micael - Cervejaria Coruja

PARA FINALIZAR O DIA ASSISTIMOS UMA OUTRA GRANDE PALESTRA DO MESTRE RAY DANIELS SOBRE A EVOLUÇÃO DAS CERVEJARIAS NOS ESTADOS UNIDOS, NA DADO BIER, UM RESTAURANTE MARAVILHOSO LOCALIZADO NO SHOPPING BOURBON COUNTRY COM UMA COMIDA MARAVIHOSA E DEGUSTANDO CERVEJAS DA DADO BIER.  

Ray Daniels recebe camisata da Acerva Baiana e cerveja Tupã, da Karamuru

Dado Bier

MAS O MELHOR AINDA ESTAVA GUARDADO PARA O ÚLTIMO DIA, A GRANDE FESTA. REALIZADA NUMA QUADRA DE ESPORTE, IPANEMA SPORTS. A FESTA FOI ESPETACULAR, COM VARIAS CHOPPEIRAS DE GRANDES E PEQUENAS MICROCERVEJARIAS E COM MUITA CERVEJA CASEIRA PRINCIPALMENTE DA ACERVA CARIOCA E CATARINENSE. PODEMOS EXPERIMENTAR A BROWN PORTER DA TATIANA, PRESIDENTE DA ACERVA CARIOCA E MULHER DO GRANDE MESTRE BOTTO, QUE FOI A SEGUNDA COLOCADA NA CATEGORIA BROWN PORTER E A PRIMEIRA MULHER PREMIADA NO CENARIO NACIONAL. PARABENS TATI!!! E AINDA DEGUSTAMOS A ROCK FLU IPA FILTRADA COM FLOR DE LUPULO E A OKTOBER MARZEN DO MESTRE BOTTO, QUE FOI A SEGUNDA COLOCADA NA CATEGORIA OKTOBER. ENTRE UMA E OUTRA CERVEJA A FESTA CONTINUAVA E O ALMOÇO FOI SERVIDO COM COMIDAS TÍPICAS. 

Galera degusta Brown Porter da Acerva Baiana durante a festa!

AINDA PODEMOS REVER AMIGOS DAS OUTRAS ACERVAS CARIOCA, PAULISTA, MINEIRA E CATARINENSE E TAMBEM FAZER NOVAS AMIZADES COM MEMBROS DA ACERVA GAUCHA. A PREMIAÇÃO FOI ANUNCIADA EM CLIMA DE FESTA POR JORGE, PRESIDENTE DA ACERVA GAUCHA E O PREMIO ENTREGUE POR RAY DANIELS FOI UMA COLHER DE PAU, QUE É O SIMBOLO DOS ANTIGOS CERVEJEIROS. A PREMIAÇÃO TAMBÉM INOVOU NA DIVISÃO ENTRE OURO, PRATA E BRONZE, CERTIFICADO DADO AS CERVEJAS POR UM JURI ALTAMENTE CRITERIOSO, ONDE A METADE ERA FORMADO POR JURADOS BJCP. E APENAS UMA CERVEJA RECEBEU O CERTIFICADO OURO, A IMPERIAL IPA DO PHIL DA ACERVA PAULISTA, MOSTRANDO QUE AINDA TEMOS MUITO QUE APRENDER E CRESCER.

Marco Falcone, grande incentivador da cultura cervejeira nacional.

 MAS A ACERVA BAIANA NÃO FICOU DE FORA E RECEBEU O CERTIFICADO BRONZE NA CATEGORIA IMPERIAL IPA COM LUIZ E BERNARDO E NA CATEGORIA BROWN PORTER COM ADRIANO E LUIZ. PARABENS A TODOS MEMBROS DA ACERVA QUE AJUDARAM AS NOVAS CONQUISTAS E NOS AJUDA A CRESCER E LUTAR PELA MEDALHA DE OURO.

 

Cervejeiros se encontram na Toca da Coruja

 

 ENFIM UMA FESTA PARA FICAR PARA SEMPRE NA MEMÓRIA DE QUEM FOI E FICAR GUARDADA NA HISTÓRIA DO CENÁRIO CERVEJEIRO NACIONAL. PARABENS E TODA A ORGANIZAÇÃO DA ACERVA GAUCHA E PELA ÓTIMA RECEPÇÃO!  E RUMO A SANTA CATARINA 2011!!!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: