A micro cervejaria Bamberg, localizada na cidade de Votorantim no interior de São Paulo, foi criada no ano de 2005 pelos irmãos Alexandre, Thiago e Lucas. O nome da cervejaria foi uma homenagem a cidade de Bamberg, na Alemanha, que tem uma tradição cervejeira de quase 900 anos, iniciada com a fabricação das primeiras cervejas em monastério por volta do século XII. A cidade localizada na região da Baviera, faz parte da região cervejeira Francônia (Bierfranken), que com mais de 300 cervejarias tem a maior densidade de cervejarias por número de habitantes do mundo. Na cultura dos habitantes da Baviera, a cerveja é o quinto elemento da natureza, junto com a terra, fogo, ar e água.
A primeira brassagem da Bamberg, aconteceu no dia 18 de dezembro de 2005, e ontem ela comemorou o seu aniversário de 5 anos de muito sucesso, com uma festa maravilhosa, com muita cerveja e costela assada no fogo de chão. Nesses cinco anos de funcionamento, a cervejaria Bamberg acumulou muitos prêmios com as suas cervejas, entre eles a segunda melhor cerveja rauchbier do mundo pelo European Beer Star 2009, três prêmios no Australian Internacional Beer Awards 2010, eleita a World’s Best Flavoured Lager no World Beer Awards em 2010 e 2 medalhas de ouro no Mondial de La Biére na França em 2010.
Na festa ainda pudemos experimentar a St. Michael, uma cerveja weizenbock dunkel que maturou 6 meses em barris de carvalho francês e refermentada na garrafa com fermento de champagne, feita para a comemoração do aniversário de 5 anos da Bamberg. O nome St. Michael é uma homenagem ao mosteiro que produziu a primeira cerveja na cidade de Bamberg, há quase mil anos atrás.
A Acerva Baiana deseja um feliz aniversário a Cervejaria Bamberg, e espera que a Bamberg continue fazendo cervejas cada vez mais fantásticas, e sempre inovando na arte da fabricação de cervejas especiais no Brasil.
Obrigado a Alexandre e Janaina pela excelente recepção.
Deixe um comentário