Teste Drive Avoletta 01 – Delirium Café/RJ

20 02 2011

 Segunda-feira, 24/01, 21:00h, Rio de Janeiro, Copacabana, 30ºC, cheguei no hotel vindo de Porto Alegre, abri meu notebook e peguei o endereço do Delirium Café e meu plano de degustação (é, eu planejo isso também, vícios da profissão), tomei um banho rápido e parti para guerra!

http://www.deliriumcafe.com.br/

Delirium Café - RJ

Apenas as 3 primeiras estavam no plano, o resto foi o destino!

Cheguei ao Delirium Café um pouco antes das 22:00, pedi primeira cerva e  também um BabyBeef com molho especial preparado com BadenBaden Stout, sugestão do garçon  Antonio (muito atencioso e conhecedor).

BROOKLYN EAST INDIA PALE ALE

Apesar do nome “India” não tem características de IPA americana super lupulada. Na verdade é uma versão Summer de uma IPA, leve, muito frutada. Grande candidata a cerveja do dia-a-dia para nosso tipo de clima, (gerando um clone, lógico!)

 Vol: 355ml ABV: 6.8%

 Minha nota: 8

Começamos a conversar sobre cerveja e me contou que o gerente Tom tem mais de 14 anos de experiência. Logo me interessei, mas já estava na hora de pedir a próxima.

LUCIFER

Vencedora da World Beer Cup, Gold em 2004, é uma Belgian Strong Pale Ale, cor pálido/dourado, notas de maça e mel no sabor e aroma, que é possível captar a distancia (também, numa noite de 30ºC…). O álcool sobressai um pouco, mas sem brigar com corpo firme e os inebriantes aromas.

Há muito esperava para prová-la pois já havia sido muito bem recomendada pelo gerente do Asterix/SP.

Expectativas completamente satisfeitas!!!

 Vol: 355ml ABV:8.0%

Minha nota: 9

GOUDEN CAROLUS CLASSIC

Belgian Strong Dark Ale – Mais uma indicação do Asterirx/SP, cor bem escura, creme beje/laranja espesso, no olfato frutas secas, café, melaço, o sabor acompanha os aromas, incrível retro gosto persistente e muito agradável, doce e amargo ao mesmo tempo, com o lúpulo do tipo “quero mais, mais, mais!!!”.

Pensei que conhecia alguma coisinha de cerveja, engano total! Melhor cerveja que já provei até agora!! (será?)

Sabores muito complexos, persistentes, nunca vi nada igual.

 Vol: 355ml ABV: 8.5%

 Minha nota: 10 com louvor!

Quase meia noite, hora do bar fechar, Antonio me apresenta ao Tom Lima, gerente da casa, e sou elogiado pela seqüência escolhida. Muito papo sobre cerveja e Tom me convida permanecer no bar de portas fechadas, pois eu tinha lançado um desafio: “ Não dá para beber nada melhor depois da Carolus”, ao que Tom responde que é realmente muito difícil, também por que há paladares diferentes para cada estilo diferente de cervejas. (Lembro-me do tempo de era consultor…ter sempre uma resposta para o cliente).

Ele aceita o desafio e já de portas fechada apresenta:

 TROIS PISTOLES

 Belgian Strong Dark Ale – Deus existe! Ele só deve tomar esta preciosidade! Incomparável! Surpreendente! Bateu a Calorus (Achei que isso seria impossível). Se fosse comparar com uma música tenho certeza que  bebi a Ode to Joy da 9ª de Beethoven!

 Toffe, chocolate, madeira, leve cítrico, tudo junto, mas claramente perceptível, imaginei que o mestre cervejeiro teve o poder mágico de colocar cada sabor e aroma com as próprias mãos no lugar e tempo certos!

Cor negra/rubi, espuma firme, impacto inicial de vinho e frutas vermelhas no olfato, não vai embora, fica, fica, fica…..O mesmo ocorre no paladar. (como se faz isso? vou usar cola na minha próxima brassagem!!!)

O lúpulo estava lá em harmonia com tudo, nada agressivo, emprestando ao conjunto o amargor e o herbáceo que quebra a doçura tão bem modelada. (Temos que aprender que muito lúpulo não é sinônimo de boa cerveja).

Vol: 750ml ABV: 9%

 Minha nota: O que dizer? Or Concours!

Fiquei contente e triste ao mesmo tempo, divaguei: Nunca vou conseguir reproduzir uma bebida como essa! Frustrado com o mundo cervejeiro, que me colocou no meu devido lugar, pensei em ir para casa, mas a vida continua…. e tomamos mais algumas!!!

 Ok, já tínhamos acabado a competição, não dá pra fazer milagre, certo?

 O Ricardo, garçom que também havia ficado com gente, para aproveitar  “as saideiras”, participou de todo esse árduo processo de degustação e de quando em vez nos presenteava com um filezinho com molho de queijo e fantásticos bolinhos de Feijoada.

Isso mesmo!!! Uma deliciosa massa do que parecia arroz/feijão e carnes desfiadas, recheada de couve à mineira!!!

Exclusividade do Delirium Café que deve ser patenteada urgentemente!

Próximas:

ST FEUILLIEN – CUVÉE DE NOEL

Belgian Strong Dark Ale – Escura mas um pouco mais para cobre, excepcional cerveja com característica marcante de peras no aroma e sabor. Imagine-se degustando um bolo de frutas, estará bem próximo da sensação.

Algo picante, doce,  mas nada enjoativa. Devido a seqüência anterior, ficou um pouco atrás, se degustada em separado é uma excelente pedida. Vou experimentar novamente com certeza!

Vol: 750ml ABV: 9%

Minha nota: 8

Ainda bebemos:

TRAPIST ACHEL

GUINNESS de torneira! (ou foi de balde?)

LICOR EISENBAHN – Acho que era com cereja??? Nessas alturas não lembro de mais nada!

FLORIS FRAISE – Não bebi, comprei para levar para casa.

Recomendo o local, não só pela variedade e qualidade das cervejas mas principalmente pelo atendimento, e paixão com Tom descreve cada produto, com precisão e profundo conhecimento!

Descrevo o resto no próximo post.

Avoletta

Ações

Information

2 responses

24 02 2011
João Thomi

Muito legal o seu relato, ficou ótimo! Que bom que tenha gostado, ficamos muito contentes com seus elogios. Na próxima, não deixe de nos avisar antes, faremos questão de estar lá.
Grande Abs,
João

25 05 2011
Juciara

Seus relatos deixaram um gostinho e a vontade enorme de experimentar todas! Com certeza, indo ao Rio, passaremos no Delirium Café!
Beijos a todos,
Juciara

Acessem também: degustandoemsalvador.blogspot.com

Deixe um comentário

