6° Encontro Nacional – Florianópolis 2011

27 06 2011

Hotel SESC Cacupé - Florianópolis 2011

O Sexto Encontro Nacional de Cervejas Artesanais aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de junho nesse ano de 2011, no SESC Cacupé na maravilhosa cidade de Florianópolis. A AcervA Baiana esteve representada por seus membros Adriano e Fabrício.

O encontro começou na quarta feira a noite com um encontro informal na Academia da Cerveja, um bar muito aconchegante com uma carta de cervejas excelente, que incentiva os cervejeiros caseiros com o Chopp da quinta bica ( http://www.academiadacerveja.com.br/ ). Podemos rever velhos amigos da Acerva Carioca e conhecer os novos amigos da Acerva Pernambucana.

No primeiro dia oficial do evento foi marcado pelo início das palestras. A palestra da manhã foi  um encontro e bate papo com o Deputado Jeronimo Goergen (http://www.jeronimogoergen.com.br/ ), que foi o primeiro evento oficial de um deputado federal em um evento cervejeiro no Brasil. O deputado nos deixou informado como andam as negociações com o governo com a nova mudança tributária e também foi informado sobre a realidade das microcervejarias no Brasil, e como é desonesta a luta com as grandes cervejaria, com impostos chegando a 60% no produto final.

A primeira palestra da tarde foi do amigo Leonardo Sewald da nova microcervejaria Seasons Craft Brewery de Porto Alegre (que já tive a oportunidade de conhecer), que mistura alegria e criatividade em suas cervejas, destaque para as suas cervejas GreenCow e FunHouse – Start a Revolution, drink better beer http://www.cervejariaseasons.com.br/ . Na sequencia tivemos a oportunidade de ouvir e conhecer um pouco da história da Waybeer – Rock your Taste ( http://www.waybeer.com.br/ ), de Alessandro Oliveira de Curitiba no Paraná, que faz uma cerveja Lager de 8,4 % de alcool e envelhecida em madeira de amburana. Após essas duas experiências de novas duas cervejarias no Sul do Brasil, o baterista do grupo Nenhum de Nós, Sady Homrich, apresentou o Extra Malte, que acontece uma vez por mês em Porto Alegre. O Extra Malte especial teve a participação de Juliano Mendes fundador da Eisenbahn em Blumenau, Arlindo Guimarães da Amazon Beer http://www.amazonbeer.com.br/ em Belém do Pará e Samuel Cavalcanti da Bode Brown http://bodebrown.com.br/de Curitiba, além dos excelentes comentários dos palestrantes, a discussão aconteceu com a desgustação da cerveja Coruja Weizenbock, cerveja Amazon Beer com bacuri e a Wee Heavy da Bode Brown, medalha de ouro nesse ano no Mondial de La Biere no Canadá, todas as cervejas foram harmonizadas com croquetes fritos. Para finalizar a tarde houve a tão aguardada palestra de Randy Mosher sobre Beer Paradise. Randy Mosher é um designer gráfico, um apaixonado pela cerveja e professor do Siebel Institute de Chicago, e autor de Radical Brewing e Tasting Beer.

Randy Mosher em Radical Brewing

A sexta feira começou cedo para aqueles que por volta de 9 horas da manhã, ingressaram em 2 ônibus para fazer um BierTour nas cervejarias Das Bier de Gaspar, Eisenbahn e Bierland em Blumenau e Schornstein em Pomerode. A tarde as palestras prosseguiram com a palestra de Marcelo Cerdan da Fermentis, sobre a otimização no uso de fermentos secos, que foi muito útil para aqueles que utilizam o fermento seco. Na sequência Maurício Beltramelli, do site Brejas e proprietário do bar Brejas em Campinas, falou um pouco sobre as cervejas, seu bar e sobre o estilo Pilsen contra as cervejas de massa. Para encerrar a sessão de palestras o mestre Randy Mosher falou sobre Radical Brewing, uma excelente palestra sobre a história da cerveja, como ela mudou a história do mundo, o que aconteceu nos Estados Unidos e como podemos fazer para aproximar os tomadores de cerveja de massa para o lado dos apreciadores da boa cerveja. Todas as palestras puderam ser acompanhadas pela internet ao vivo pela rádio Coruja www.radiocervejacoruja.blogspot.com ,  uma inovação fantástica realizada pelo pessoal da Cervejaria Coruja, parabéns Rafael.

Na sexta feira também ficamos sabendo que estávamos na final da Barley Wine e da Rauchbier, ambas cervejas realizadas em Brassagens coletivas da Acerva Baiana.

Adriano Acerva BA e Martin Boan Juiz BJCP e fundador da BA MAlt e Centro de Cata de Cerveza

Depois de dois dias de muita cerveja e muitas conversas, o melhor ainda estava por vir. A ansiedade era grande, e enfim a festa começou, com muita cerveja boa e muitos velhos amigos, o pessoal da Acerva Catarinense, Acerva Carioca, Acerva Gaucha, Acerva Mineira, Acerva Paranense, Acerva Paulista e cerveja Mecenas,  e novos amigos da Acerva Pernambucana e Acerva Distrito Federal. Na festa foi embebida a muita cerveja boa, destaque para a Double Vienna do Junka Beer e Petroleum do pessoal da Dum cervejaria do Paraná, além de outras que não me lembro e me perdoem aqueles que não citei, mas tenham a certeza que todas estavam maravilhosas. O almoço foi comida típica Açoriana, baseada em frutos do mar.

Depois do almoço iniciou a cerimônia de premiação, e a torcida foi grande e a esperança maior ainda, mas não esperava que o melhor ainda estava por vir. Competir com os grandes cervejeiros das grandes Acervas é uma tarefa difícil, e por isso não esperava muito das nossas cervejas, apesar de sempre fazer um trabalho com muito estudo e dedicação, apesar de nossas dificuldades em terras Soteropolitanas. A primeira cerveja anunciada foi a Rauchbier, e o quinto, quarto e terceiro lugares foram anunciados, e não esperava mais nada, quando ouvi o nome de nosso presidente Bernardo Lepikson, sim nós ganhamos o segundo lugar na categoria Rauchbier da nossa brassagem coletiva. A emoção foi muito grande e a comemoração da platéia foi eufórica. O troféu recebido pelo amigo Diego, juiz BJCP da Argentina, e a comemoração continuo bastante. Mas quando iniciou o anuncio da categoria Barley Wine, uma nova surpresa, o nome do Avoletta foi chamado, ou seja ganhamos o 5 lugar na Categoria Barley Wine em outra brassagem coletiva, e muito mais comemoração e alegria.

Romero Acerva PE, Adriano Acerva BA e Botto Acerva RJ

E a nossa vitória foi uma das mais comemoradas, o que mostra que nós somos queridos por todos e fazemos questão de sempre procurar as amizades, e isso faz parte do espírito cervejeiro, a amizade acima de tudo. A cerveja nos une e faz com que pessoas que nunca antes se encontraram pessoalmente sejam irmãos ao lado da bebida fraternal. O espirito cervejeiro é sempre promover a paz e união, e por isso sonho em um dia poder comemorar uma vitória da Acerva AM ou Acerva RO, e ai sim podermos dizer que existe uma AcervA Brasil ou Brasileira. Separados já não somos nada e unidos somos muito poucos, então porque continuarmos separados…

VIVA O MOVIMENTO CERVEJEIRO NO BRASIL! Um brinde a nós e a todos aqueles que mesmo com dificuldade consegue levar a palavra da Beerevangelização a todos os quatros cantos do Brasil, do Oiapoque ao Chui, um unico sentimento:

VIVA A CULTURA CERVEJEIRA!!!

Cerimônia de Premiação do 6 Encontro. Valeu Acerva Baiana!

Muito obrigado a Acerva Catarinense que nos proporcionou um encontro tão maravilhoso, e a todas as outras Acervas e futuras Acervas que são nossos irmãos, e a todas as microcervejarias que nos ajudam em nosso movimento,e todos os icones como Martin Boan, Marco Falcone, Katia Jorge, Paulo Schiaveto, Mauríco Beltramelli, Afonso Landini que apesar de nunca terem pisados em terras Baianas para um encontro da Acerva Baiana, comemoraram conosco de uma forma tão maravilhosa que nos deixou emocionados. Obrigado a todos aqueles que acreditam no nosso movimento!

Adriano da Acerva BA no 6 encontro em Florianópolis 2011 – Acerva Baiana medalha de prata Rauchbier e 5 lugar Barley Wine

E VIVA AS ACERVAS!!!

Anúncios

Ações

Information

2 responses

29 06 2011
Juciara Feitosa

Massa! Estou muito feliz por todos nós!
🙂
Beijão a todos,
Juciara

29 06 2011
Marco Zimmermann

E aí galera da ACervA Baiana!
Valeu pela presença!

Ficamos felizes que o evento tenha agradado!

Abraços!

Marco Zimmermann
ACervA Catarinense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: